História da cidade de Maximiliano de Almeida

Brasão da cidade de Maximiliano de AlmeidaNesta página, você almeidense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Situado entre os rios Ligeiro, Forquilha e Pelotas, na porção nordeste do Rio Grande do Sul, Maximiliano de Almeida é formado por extensas coxilhas onduladas entrecortadas de vales férteis. As origens da colonização da área que hoje ocupa o município remetem à Revo­lução de 1893: as picadas abertas pelos revolucionários que passaram por esta região serviram de trilha para os primeiros colonizadores. Inicialmente se estabeleceram aqui famílias de ori­gem portuguesa, que deixaram escasso registro histórico. A terra fértil, bem como a água e a madeira em abundância atrairiam também imigran­tes vindos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, São Leopoldo, Guaporé, Es­trela, Antônio Prado, Monte Negro, Sananduva e outras localidades, além daqueles provenien­tes diretamente da Europa, sobretudo da Itália. Paralelamente à agricultura e à exploração da madeira, desenvolveram o comércio local. Originalmente, a terra que é hoje dedicada ao campo e à lavoura cobria-se de florestas, das quais sobressaíam os aglomerados de pinhais. O centro da administração da vila-sede do Pinhal, como era então chamada a localidade, era a inspetoria de terras. Com a Revolução de 1923, os antigovernistas expulsaram o chefe da inspetoria, Pedrinho dos Santos. No dia 8 de maio de 1923, foi metralhado o escritório da comissão de terras, atingindo a esposa do subpre­feito. Estari­am então sendo demarcadas 60 colônias de terras, área quase toda reservada para criar-se uma cidade, em local escolhido estrategicamente para desenvolver a região. Com a expulsão da ins­petoria de terras, o escritório transferiu­-se para o prédio conheci­do como Castelinho, em Erechim. O crescimento da vila foi interrompido, e só retomado lentamente alguns anos depois. Em 1º de abril de 1927, pela Lei nº 222, foi elevada à categoria de 12º distrito de Lagoa Ver­melha, com o nome de Maximiliano de Almeida, em homenagem ao intendente do município e agrimensor que procedeu ao seu loteamento. Com a emancipação de Marcelino Ramos, em 1944, Maximiliano de Almeida tornou-se o 3º distrito do novo município. A localidade conti­nuou prosperando, e diante da notícia de que o distrito de Paim Filho tentava sua emancipação pela terceira vez ? bem como do entendimento de que passaria a pertencer a esse município ?, Maximiliano de Almeida constitui sua própria comissão emancipacionista. O ?sim? à emancipação foi vitorioso no plebiscito, e em 27 de dezembro de 1961 o município foi criado pela Lei nº 4.266. No dia 11 de março de 1962, ocorreram as primeiras eleições municipais: a Luciano Ba­rancelli coube o cargo de prefeito e a João Chiocheta o de vice-prefeito.

MAXIMILIANO DE ALMEIDA (RS). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://maximilianodealmeida.rs.gov.br/site/historia-de-maximiliano-de-almeida/. Acesso em: 12 jul. 2017.