História da cidade de Itapuca

Brasão da cidade de ItapucaNesta página, você itapuquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Antigamente, o distrito de Maurício Cardoso, nome dado em homenagem ao jurista, filho de Soledade, Dr. Joaquim Maurício Cardoso, era habitado por índios das tribos Gê e Tapuias. Por volta de 1880, na região de Campo Bonito, pertencente ao distrito de Maurício Cardoso, começaram a chegar os primeiros imigrantes descendentes de portugueses, entre os quais os Ferreira de Andrade, os Borges, os Taborda, e outros. Logo após viriam os italianos e com esses a denominação da localidade: Povoado Vitória. O topônimo é de origem indígena e significa pedra podre. Recebeu esse devido a grande quantidade de pedras moles existentes na região. A sede do município foi muitas vezes chamada de Itapuca Brava, porém este nome só aparece na Comissão de Terras, sendo que nunca foi o nome oficial da localidade.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: maio 2011.