História da cidade de Herval

Brasão da cidade de HervalNesta página, você hervalense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O nome do município origina-se da erva-mate encontrada em abundância nas matas quando da colonização desta área. Poucos anos depois, sem os cuidados com a reposição, havia sido dizimada toda a vegetação nativa daquela espécie, hoje grande fonte de renda em outras regi­ões. Em outubro de 1777, Portugal e Espanha firmaram um convênio que recebeu o nome de Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, destinado a demarcar os limites entre as possessões de um e outro. Por esse tratado, o Rio Piratini e seu afluente, o Arroio Basílio, limi­tariam as possessões dos dois países. Sendo esse arroio o limite norte do atual município de Herval, ficava a área, pelo trata­do de 1777, sob o domínio espanhol. Porém, Rafael Pinto Bandeira, que ficara encarregado de guarnecer a fronteira estipulada pelos demarcadores, insistiu em fazer avançar até o Rio Jagua­rão o domínio lusitano. Com esse objetivo, em meados de 1791, na margem direita do Arroio do Herval, foi iniciada a construção de uma igreja, de um quartel e de um quadro de trincheiras. Aí estava, em pleno domínio adversário, o que seria o núcleo da atual cidade de Herval. Em meio às es­caramuças que esporadicamente ocorriam, o povoado foi crescendo.

HERVAL (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.herval.rs.gov.br/historico/. Acesso em: 02 jul. 2017.