História da cidade de Gravataí

Brasão da cidade de GravataíNesta página, você gravataiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O território do município de Gravataí parece ter sido, primitivamente, uma das cinco fazendas reais, chamadas Aldeia, São Simão, Mostardas, Caieiras e Capão Comprido. Em 1778 essas fazendas achavam-se povoadas por cerca mil habitantes. Os índios Tapes, foragidos das Missões Jesuíticas do Uruguai, foram ali estabelecidos pelo Governador José Marcelino de Figueiredo, que os fez aprender a cultura do trigo a que mais tarde se dedicaram. Gravataí constitui-se Freguesia por Alvará de 22 de dezembro de 1795, com a denominação de Freguesia de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.

Gravataí (RS). Prefeitura. 2010.