História da cidade de Erval Grande

Brasão da cidade de Erval GrandeNesta página, você erval-grandense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O início da colonização do local onde hoje se encontra Erval Grande data de 1927. O nome do município se deve à erva-mate, muito usada primeiro pelos guaranis, depois pelos colonizadores. Inicialmente, chegaram famílias de origem italiana e cabocla. Com o passar do tempo, imigrantes de outras origens, como a polonesa e a alemã, foram constituindo a população. Além do extrativismo da erva-mate nativa, abundante na época, os moradores viviam da exploração de madeira, retirada da mata e transportada para cidades distantes através de balsas pelo Rio Uruguai. Recentemente a cidade recebeu o cognome de ?Cidade das Azaleias?, em virtude da grande quantidade dessas plantas que, na época da floração, muito embelezam a cidade.

ERVAL GRANDE (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.ervalgrande.rs.gov.br/pg.php?area=HISTORIA. Acesso em: 23 jul. 2017.