História da cidade de Ernestina

Brasão da cidade de ErnestinaNesta página, você ernestinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1898, com a vinda de Ernesto Correia da Fontoura para esta região, iniciou-se a colonização. Presume-se que Ernestina derive de Ernesto, embora alguns moradores afirmem que sua mãe se chamava Ernestina. O administrador da colônia pôs à disposição uma área de terras para a colocação de aproximadamente cem famílias, que começaram a se estabelecer ali em 1900. Nos anos em que passou tentando sua emancipação, Ernestina precisou enfrentar alguns problemas: entre eles, o da divisa com o município-mãe, resolvido mediante negociação entre a população, juntamente com a comissão emancipacionista, e o prefeito de Passo Fundo.

ERNESTINA (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.ernestina.rs.gov.br/156/DadosMunicipais/. Acesso em: 12 jul. 2017.