História da cidade de Cruzeiro do Sul

Brasão da cidade de Cruzeiro do SulNesta página, você cruzeirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Uma grande área de terras compreendida entre o Arroio Sampaio e o Arroio Moinhos, à margem direita do Rio Taquari, constituía a Fazenda São Gabriel, de propriedade da família de Laura Centeno de Azambuja, considerada como a fundadora do povoado de São Gabriel. A primeira casa dos Azambuja na localidade denominada São Gabriel da Estrela foi a ?casa da fazenda?, que hoje, após ter sido usada como ervateira e ter sofrido sucessivas reformas, abriga a prefeitura municipal. Como gesto de reconhecimento, por terem os três filhos voltado da Guerra do Paraguai (1864-1870), Laura Centeno de Azambuja fez a doação de um terreno para nele ser construída uma capela sob a invocação de São Gabriel Arcanjo. A capela foi construída às suas expensas depois de receber a necessária permissão das autoridades eclesiásticas. Tal permissão foi ex-pedida em 24 de julho de 1883 e assinada por dom Sebastião Dias Laranjeira, bispo de São Pedro do Rio Grande do Sul. Dona Laura faleceu em 27 de junho de 1887, e foi sepultada na própria capela que havia mandado construir. Os descendentes de dona Laura continuaram a obra iniciada no sentido do desenvolvimento e progresso do povoado. Em 12 de outubro de 1892, fizeram a doação de uma área de terras ao município de Lajeado para a construção de praças e logradouros públicos pela municipalidade. Em 30 de outubro de 1892, o bispo do Rio Grande do Sul, dom Claudio José Ponce de Leon, outorgou licença para receber a doação de terreno para a construção de um cemitério. Já em 1889, o agrimensor Guilherme H. Rochett fez o levantamento definitivo do povoado e a respectiva planta, obedecendo a um planejamento organizado pelos próprios fundadores, que serve parcialmente ainda hoje para orientação na disposição urbana.

CRUZEIRO DO SUL (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.cruzeiro.rs.gov.br/dados-historicos/. Acesso em: 12 jul. 2017.