História da cidade de Constantina

Brasão da cidade de ConstantinaNesta página, você constantinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O primeiro nome do povoado foi Taquaruçu, 9º distrito de Palmeira das Missões. Era local de pousada dos tropeiros que transportavam muares da região das Missões para a feira de Sorocaba, em São Paulo. Aproveitavam a excelente pastagem, a sombra e a água do Lajeado Taquaruçu. O nome Taquaruçu foi substituído por João Pessoa; quando a capital da Paraíba ganhou esse mesmo nome, a localidade passou a chamar-se José Bonifácio, que também coincidia com o de outro município, no interior de Minas Gerais. Surgiu então o nome Benjamim Constant. Esse nome, porém, trouxe sérios problemas para os colonos, porque a maioria das correspondências ia parar no distrito de Benjamin Constant do município de Erechim. Devido a todos esses transtornos, uma comissão do distrito foi até o interventor Osvaldo Cordeiro de Farias com o fim de solucionar o problema. Concluiu-se pelo nome Constantina, derivado de Constant.

CONSTANTINA (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.constantina.rs.gov.br/historia-do-municipio/. Acesso em: 09 jul. 2017.