História da cidade de Catuípe

Brasão da cidade de CatuípeNesta página, você catuipano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os índios tapes e caingangues foram os primeiros personagens da história deste município. Catuípe, em tupi-guarani, significa ?lugar de água boa? (catu: ?bom?; i: ?água, rio?; pe: ?locativo ou lugar de?). Na verdade, os índios missioneiros denominavam esta região de Catupe, ?lugar bom para viver ou morar?. Posteriormente, não se sabe exatamente quando, foi acrescido o i, provavelmente pelo fato de existirem dois pequenos rios, fontes de águas límpidas. A história do município também está ligada ao tropeirismo, que trouxe visitantes de Sorocaba (SP) e outros lugares do país. Ao longo dos anos, esse percurso deu origem a alguns povoados. Foi com a chegada do trem ao Rincão da Natureza, porém, que se estabeleceu um novo marco histórico, a colonização. Até 1960, o trem seria o principal meio de transporte de Catuípe. A colonização iniciou em 1915, às margens do Rio Branco, em terras que anteriormente pertenceram aos espanhóis. Para construir suas casas e lavouras, os colonos tiveram que abrir, primeiramente, picadas e clareiras na mata. O município de Catuípe, conhecido como a ?Terra das Águas Minerais?, foi criado oficialmente em 16 de outubro de 1961.

CATUÍPE (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.catuipe.rs.gov.br/a-cidade/. Acesso em: 05 jul. 2017.