História da cidade de Campina das Missões

Brasão da cidade de Campina das MissõesNesta página, você campinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Data de 1902 a decisão de colonizar as terras localizadas entre o Rio Uruguai e o Rio Comandaí, a ocupação definitiva do estado era um dos objetivos do então governador Borges de Medeiros. A região denominada Campina (pelo fato de, no início do século XX, ser uma verdadeira campina em meio à mata virgem) começou a ser colonizada em 1909 por imigrantes russos, em sua maioria provindos da Sibéria. Acostumados com o frio, os imigrantes sofreram com o clima tropical e a dificuldade com o manejo das terras. A primeira construção na cidade foi o Condor, que servia de centro de administração e coordenação da imigração a ser iniciada na nova colônia. A imigração alemã começou em Campina entre 1910 e 1911. Os novos imigrantes, em sua maioria provindos das ?colônias velhas? (São Sebastião do Caí, Feliz, São Leopoldo, Montenegro, Estrela, Lajeado e Santa Cruz do Sul), tinham experiência com a agricultura e, ao contrário dos russos, já estavam acostumados com o clima tropical e o meio agreste, o que fez com que suas iniciativas prosperassem.

CAMPINA DAS MISSÕES (RS). Câmara de Vereadores. Disponível em: http://www.camaracampinadasmissoes.rs.gov.br/paginas/historia. Acesso em: 08 jul. 2017.