História da cidade de Boa Vista do Cadeado

Brasão da cidade de Boa Vista do CadeadoNesta página, você cadeadense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Historicamente, a área territorial onde hoje se encontra Boa Vista do Cadeado foi fração de terras primitivas do Brasil imperial e distrito mais antigo das Missões. A região dos pampas rio-grandenses foi objeto de numerosos conflitos entre portugueses e espanhóis desde o período colonial, constituindo-se como frente de expansão e de missões religiosas. A despeito de ter sido um divisor de águas para as comunidades indígenas que viviam ali, somente o Tratado de Santo Ildefonso estabeleceu efetivamente os limites dos territórios portugueses e espanhóis, firmando como portuguesa a região que hoje é chamada de Boa Vista do Cadeado. O processo de ocupação dessa área começou em 1876. Na sede da fazenda de Maria Tereza Barbosa de Jesus, adquirida por João Raimundo Silva e Cândida Prates da Silva em 1886, havia uma porteira com um descomunal cadeado. A fazenda, passagem obrigatória na região que ficaria conhecida como Serra do Cadeado, tornou-se bússola para os colonizadores de Doutor Pestana (1870) e Ijuí. A ?boa vista? é a que se tem do alto da colina onde cresceu o povoado, de onde se vê a paisagem a quilômetros de distância. Em 1848 faleceu João Raimundo no Cadeado, sem realizar seu sonho de construir uma escola para os habitantes da vila. Iracema Lopes da Silva, em 1957, com a ajuda de seu genro Rosber Brandão, concretizou o sonho, construindo a primeira escola estadual em zona rural, a Escola Estadual Dr. João Raymundo.

BOA VISTA DO CADEADO (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.boavistadocadeado.rs.gov.br/pagina/id/2/?historia-do-municipio.html. Acesso em: 11 jun. 2017.