História da cidade de Barracão

Brasão da cidade de BarracãoNesta página, você barraconense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Até meados do século XIX, os tropeiros que vinham da província de São Paulo passa­vam por esta região para fugir do pagamento de impostos no registro de Santa Vitória. Atra­vessavam o Rio Uruguai, logo abaixo da confluência dos rios Pelotas e Canoas, por um passo que era conhecido como Passo do Pontão. Em 1848, quando o presidente da província tomou conhecimento de que os tropeiros utilizavam esse passo de forma clandestina, encarregou o capitão Joaquim Antônio de Moraes Dutra de construir uma obra (um barracão) que serviria de quartel e casa de coletoria. Iniciava-se aí a colonização desta área, que recebeu o nome de Barracão. No período de 1849 a 1856, a coletoria do Pontão foi o registro que mais impostos arrecadou para a província. O município de Barracão seria oficialmente criado mais de um século depois, em 30 de maio de 1964.

Barracão (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.barracaors.­com.br/historico.php. Acesso em: 10 jun. 2017.