História da cidade de Barra do Guarita

Brasão da cidade de Barra do GuaritaNesta página, você guaritense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Barra do Guarita situa-se no extremo noroeste do Rio Grande do Sul, na confluência do Rio Guarita com o Rio Uruguai, que a separa da cidade de Itapiranga (SC); está próxima também da divisa com a província de Misiones, na Argentina. Essa região era originariamen­te habitada por índios caingangues e guaranis, ainda hoje presentes e reunidos no Toldo do Guarita, no município vizinho de Tenente Portela. Os primeiros habitantes brancos chegaram a essa área, segundo relatos, durante a Re­volução Federalista de 1893, quando ali se refugiaram, aproveitando a densa mata e o isola­mento provocado pelas barreiras naturais. Por volta de 1911, começou a exploração racional e econômica da região de Tenente Portela, então denominada Pari, termo indígena que denomina uma pequena rede de taquara usada na pesca. Em 1940, Pari passou a denominar-se Miraguay, em homenagem a um chefe indígena homônimo; finalmente, em 1942, passou à denominação de Tenente Portela, em me­mória ao tenente de engenharia Mário Portela Fagundes. O tenente Portela era filho de José Fagundes e Gabriela Portela Fagundes, nascido a 15 de julho de 1898 na cidade de Pelotas. Estudou no Colégio Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, indo após para a Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro. Em 1924, o jovem e idealista tenente engajou-se na Coluna Prestes, que em suas andanças deixou registrado um marco profundo na memória do povo do Alto Uruguai. Proveniente de Santo Ângelo e acossa­da pelas tropas legalistas, a coluna alojou-se na atual localidade de Alto Uruguai, no municí­pio de Três Passos. Encurralada, a Coluna precisava encontrar uma saída, ou para a Argentina ou para o estado de Santa Catarina. Optou pela última. O tenente Portela foi encarregado de achar um caminho para a travessia do Rio Uruguai; nessa missão, a 24 de janeiro de 1925, à beira do Rio Pardo, já próximo a Santa Catarina, o tenente tombou em combate, atacado pelas tropas legalistas provenientes de Palmeiras das Missões. Em 1941, o coronel Osvaldo Cordeiro de Farias, interventor estadual e companheiro de farda do tenente Portela, visitou a região e propôs a alteração do nome do distrito de Miraguay. Em 1955, Tenente Portela emancipou-se de Três Passos; em 1963, era criado o distrito de Barra do Guarita, para onde, desde 1936, haviam migrado muitas famílias provenientes das regiões de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e também de Palmeira das Missões, Iraí e Carazi­nho. Barra do Guarita se desenvolveu rapidamente ao longo das décadas de 1970 e 1980, jus­tificando sua recente emancipação político-administrativa.

Barra do Guarita (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.barradoguarita.rs.gov.br/paginas/historico. Acesso em: 10 jun. 2017.