História da cidade de Alegrete

Brasão da cidade de AlegreteNesta página, você alegretense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As origens de Alegrete datam de 1626 e são originárias das missões Jesuíticas espanholas, porém em 1801, Borges do Canto e Santos Pedroso, ambos rio-grandenses, conquistaram o território para a coroa portuguesa. Alegrete, Uruguaiana, Itaqui e Quaraí pertenciam à missão de Yapeju. Sua sede era à margem direita do rio Uruguai. Em 1812, foi semeada a primeira povoação, com o intuito de defender a fronteira brasileira dos constantes ataques uruguaios, mesmo assim, índios e portugueses, seguidores do general uruguaio José Artigas, invadiram e queimaram o lugarejo mais conhecido hoje como 'Capela Queimada'. Posteriormente, o decreto regional de 25 de outubro de 1831, elevou Alegrete à categoria de Vila, dando-lhe autonomia política e demarcando seus limites. Com a eclosão da Revolução Farroupilha, em 1835, Alegrete tornou-se, no período de 1842 e 1845, a terceira capital da República Sul-Riograndense e em 22 de janeiro de 1857, foi elevada à categoria de cidade.

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer Prefeitura de Alegrete - RS