História da cidade de Vilhena

Brasão da cidade de VilhenaNesta página, você vilhenense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Vilhena teve inicio no século XX, por volta de 1910, com a passagem da expedição chefiada pelo Tenente Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon que fixou nos campos do Planalto dos Parecis um posto telegráfico, na linha Cuiabá / Santo Antônio do Alto Madeira, onde ligariam as principais cidades da região Oriental do País, Cuiabá / Porto Velho, construindo milhares de quilômetros de cabos telegráficos e fazendo surgir vilas em torno dos postos. Nomeada por Cândido Mariano da Silva Rondon em homenagem ao ex-chefe, Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, Diretor Geral dos Telégrafos. No ano de 1964, por meio do IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária), e depois do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a distribuição de terras da União aos colonos, dispostos a adquiri-los e se fixarem na Região, atraiu migrantes de todo país.

Confederação Nacional de Municípios http://www.cnm.org.br