História da cidade de Severiano Melo

Brasão da cidade de Severiano MeloNesta página, você severianense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Severiano Melo Rio Grande do Norte - RN Histórico A povoação do Bom Lugar, nas proximidades do riacho da Malhada Vermelha, cujo proprietário era Raimundo Fernandes vivia da atividade pastoril. Nos primeiros dias de colonização era uma terra muito ligada à comunidade de Apodi. Alguns anos depois a propriedade foi vendida aos irmãos Severiano Melo, Vicente Melo, Janjoca Melo, Francisco Melo e José da Costa Melo. O povoado era marcado por uma agricultura produtiva e sinais efetivos de avanço no setor pecuário. Nos idos de 1929, apresentava um contingente populacional com um razoável número de moradias e uma escola pública. O tempo passou e Bom Lugar foi se tornando cada vez mais uma terra agrícola, que com a força da cultura do algodão, a lavoura foi sendo substituída pela pecuária. Foi nesse período gradativo de desenvolvimento que o povoado, também, recebeu a influência positiva do crescimento experimentado pelo município de Itaú. Através da Lei no 2.991, de 3 de dezembro de 1963, Bom Lugar desmembrou-se de Itaú tornando-se município com o nome de Severiano Melo, numa homenagem a um filho de tradicional família existente entre as terras de Apodi e Itaú. Severiano Melo foi líder regional, grande incentivador da terra e, praticamente, fundador da cidade. Gentílico: severianense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Severiano Melo ex-povoado de Bom Lugar, pela lei estadual nº 2991, de 03-12-1963, desmembrado do município de Itaú. Sede no atual distrito de Severiano Melo ex-Bom Lugar. Constituído distrito sede. Instalado em 20-02-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE