História da cidade de Macaíba

Brasão da cidade de MacaíbaNesta página, você macaibense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O topônimo Macaíba provém de uma espécie de palmeira, árvore não comum à região, existente na residência de Fabrício Gomes Pedroza, um dos primeiros povoadores do território. Nas últimas décadas do século XVIII, o núcleo demográfico existente era conhecido como Povoação do Coité, terra de plantio, sítios e fazendas. A Lei n.º 605, de 1l de março de 1868, criando um Juizado de Paz, designado, porém, como 'povoação de Macaíba'. O município foi criado em 27 de outubro de 1877.

Macaíba (RN). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1960. v. 17. p. 87-89 Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_17.pdf. Acesso em: jan. 2016.