História da cidade de Jardim de Piranhas

Brasão da cidade de Jardim de PiranhasNesta página, você piranhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Jardim de Piranhas Rio Grande do Norte - RN Histórico Deve-se a formação desta cidade à família ?Cavalcante? que em 1874 doava o patrimônio de Jardim à Paróquia de Nossa Senhora de Santana, com sede em Caico. Viveu para sua organização o Padre João Maria Cavalcante; este, em data de 18 de outubro daquele ano, benzia a Imagem de Nossa Senhora dos Aflitos, celebrando a 1º missa de fundação do antigo povoado de Jardim, nome pelo qual permaneceu por muitos anos. Do Padre João Maria, nasceu a idéia da construção de um templo que recebeu o nome ou orago de Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, hoje, Igreja do mesmo nome. Residiam como proprietários da antiga Fazenda Jardim, às famílias Esmeraldo, Cavalcante e Oliveira. Foi doadora do patrimônio onde se instalou nos primeiros dias para até então, o já falado Povoado, a senhora Dona Margarida Cardoso Cavalcante. Originou-se o nome de Jardim de Piranhas pelo simples fato da existência da antiga Fazenda Jardim, situada à margem do renomado Rio Piranhas. Informações colhida entre os habitantes mais idosos do município. São reconhecidos como ilustres e venerados pela população, os falecidos Padre João Maria Cavalcante e seu irmão Dr. Dezembargador Amaro Cavalcante. Estes nascidos no sítio Logradouro que pertenceu ao município de Caicó, até quando este distrito, Jardim de Piranhas, foi ligado aquele; através dos seus nomes desejados pelas duas partes em tê-los como benfeitores e figuras representativas dessas terras e famílias, travou-se uma colisão sobre tais interesses, dado os seus primitivismo à origem e criação das mesmas. Gentílico: piranhense ou jardinense Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Caicó o distrito de Jardim de Piranhas. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Jardim de Piranhas, figura no município de Caicó. Elevado à categoria de município com a denominação de Jardim de Piranhas, pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, desmembrado de Caicó. Sede no antigo distrito de Jardim de Piranhas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE