História da cidade de Ipueira

Brasão da cidade de IpueiraNesta página, você ipueirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Ipueira Rio Grande do Norte - RN Histórico IPUEIRA, propriedade banhada pelo riacho dos Bois, afluente do rio Sabugi e este rio Seridó, pertencia, inicialmente, ao município de Serra Negra do Norte e, posteriormente, ao de São João de Sabugi. O historiador Nestor de Lima, em 1925, referia-se a Fazenda Ipueira, de João Manuel de Medeiros, com engenho de rapadura, pequeno açude e lavoura de cereais. Em 1942, Antilóquio Câmara destacava o acentuado desenvolvimento de Ipueira, com característica de povoado. Segundo Francisco Lins de Medeiros, que foi proprietário da Fazenda volta da Jurema, em nota de próprio punho, a povoação de Ipueira foi fundada em 1939 e a capela construída em 1940, por Francisco Quirino de Medeiros. O topônimo significa lagoeiro, alagado pelo transbordamento de rio ou lagoa, ou ainda, charcos que permanecem algum tempo na superfície do terreno. Gentílico: ipueirense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ipueira, pela lei estadual nº 3006-A, de 31-12-1963, desmembrado São João do Sabugi. Sede no atual distrito de Ipueira expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-02-1965. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE