História da cidade de Ipanguaçu

Brasão da cidade de IpanguaçuNesta página, você ipanguaçuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Ipanguaçu Rio Grande do Norte - RN Histórico O pequeno povoado, originado de uma fazenda de gado, instalada pelo Coronel Ovídio Montenegro, em 1815, chamou-se primitivamente Sacramento. Segundo a lenda, o nome dado em função da queda fatal ocorrida a um certo vaqueiro, em sua façanha de derrubar uma rês, na ocasião em que passava pelo local um sacerdote que, ao vê-lo ofegante, ministrava-lhe o Sacramento da extrema-Unção. No início do século, o pequeno povoado, pertencente ao município de Santana dos Matos, já em desenvolvimento, conseguiu a instalação de uma feira livre, que recebeu apoio total do presidente da intendência municipal. De Ipã-guaçu, ilha grande, nome de um pagé, guerreiro potiguar, que decisivamente auxiliou a fixação colonizadora dos portugueses no Potengi, o nome pode também estar associado ao fato de a cidade se achar encravada entre o rio Piranhas ou Açu e o rio Pataxó. Gentílico: ipanguaçuense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Sacramento, pelo decreto estadual nº 603, de 31-101938, subordinado ao município de Santana do Matos. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Sacramento, figura no município de Santana do Matos. Pelo decreto estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Sacramento passou a denominar-se Ipanguaçu. Elevado à categoria de município com a denominação de Ipanguaçu, pela lei estadual 146, 2312-1948, desmembrado de Ipanguaçu. Sede no antigo distrito de Ipanguaçu ex-povoado de Sacramento. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Sacramento para Ipanguaçu alterado, pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943.

IBGE