História da cidade de Fernando Pedroza

Brasão da cidade de Fernando PedrozaNesta página, você fernando-pedrozense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Durante a construção da estrada rodoviária ligando Lajes a Angicos, em 1920, o comerciante Antônio Teixeira da Rocha, instalou nas chamadas Terras de São Joaquim, situadas nas proximidades dos serviços da rodovia, um barracão para fornecer alimentos e utensílios aos trabalhadores. Tendo como ponto de partida a mercearia de Antônio Teixeira, e a feira livre, realizada no dia 14 de agosto de 1920, incentivada pelo dono da mercearia, iniciou-se o processo de construção de moradias, dando origem ao povoado de São Romão. Posteriormente, o povoado recebeu o nome de Fernando Pedroza, numa homenagem ao grande proprietário da localidade. Ao lado da figura de Fernando Pedroza, também se destacou na história da povoação o gerente da Usina São Joaquim, Anibal Calmon Costa, ativo participante no desenvolvimento do lugar.

Fernando Pedroza (RN). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.fernandopedroza.rn.gov.br/index.php/historia. Acesso em: nov. 2017.