História da cidade de Equador

Brasão da cidade de EquadorNesta página, você equadoense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Na vizinhança do Rio dos Quintos, a povoação teve início em 1856, quando o sr. Simão Gomes da Silva, pagando uma promessa onde rogou que Deus o livrasse da peste da cólera morbo, doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem a São Sebastião. Inicialmente chamada de Periquito, devido ao grande número de pássaros dessa espécie existente nessa localidade, em 1917, o povoado passou a se chamar Equador, em cumprimento a ordem vinda da Intendência de Jardim do Seridó, na época município sede.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 179.