História da cidade de Ceará-Mirim

Brasão da cidade de Ceará-MirimNesta página, você ceará-miriense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Durante quase cento e cinquenta anos, de 1611 a 1760, Natal foi o único município da Capitania do Rio Grande do Norte. Na segunda metade do século XVII, existiam na Capitania cinco povoações, entre as quais se encontrava a de São Miguel do Guagiru, inicialmente habitada pelos índios tupis e cariris. Em 1760 esta povoação foi elevada à vila, com a denominação de Vila Nova de Estremoz, pelo ouvidor Bernardo Coelho da Gania Casco, especialmente comissionado para transformar em vilas todas as povoações que haviam estado até então sob a direção da Companhia dos Jesuítas, expulsos em 1759. Estremoz conservou por muitos anos a categoria de vila. Em 16 de julho de 1855 o deputado José Alexandre Seabra de Melo apresentou à Assembléia Provincial um projeto para transferir a sede do município para a povoação da Boca da Mata, que seria elevada a município com a denominação de Briosa Vila do Ceará-Mirim.

Ceará-Mirim (RN). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1960. v. 17. p. 50-54. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_17.pdf. Acesso em: jan. 2016.