História da cidade de Carnaúba dos Dantas

Brasão da cidade de Carnaúba dos DantasNesta página, você carnaubense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os primitivos habitantes do município de Carnaúba dos Dantas foram os Cariris, índios que dominavam todo o chamado Sertão do Acauã, região compreendida entre as atuais cidades de Currais Novos e Jardim do Seridó. Os primitivos povoadores brancos de que se tem notícia, foi o tenente Francisco Fernandes de Souza, que residia ali, por volta de 1700. Depois apareceu Caetano Dantas Correira, falecido em 19 de julho de 1797. A fundação da cidade é atribuída a este último, por volta da 1740 Em 1900, sob a orientação de Antônio Dantas de Maria, descendente de Caetano Dantas foi construída a capela sob invocação de São José em torno de qual se desenvolveu o povoado. A denominação atual tem origem no fato de haver no local uma mata de carnaúbas, tendo sido acrescentado o vocábulo Dantas, em homenagem ao seu fundador efetivo.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. P. 170-171.