História da cidade de Saquarema

Brasão da cidade de SaquaremaNesta página, você saquaremense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Segundo os historiadores, em 1530, D. João III, rei de Portugal, reconhecendo que o sistema de 'exposições' para guardar as costas do Brasil exigia grandes sacrifícios e não apresentava resultados satisfatórios, por falta de pontos onde se provesse de mantimentos e de homens, resolveu fundar uma colônia nas margens do rio da Prata, donde Caboto acabava de voltar, mal sucedido. Para levar a bom término esse intento, mandou organizar uma frota composta de 2 naus, 1 galeão e 2 caravelas, tendo como tripulantes e passageiros cerca de 400 pessoas. Por força de uma Carta Régia datada de 20 de novembro de 1530, D. João III confiou a direção dessa frota a Martim Afonso de Souza, dando-lhe poderes extraordinários, entre os quais, o de 'tomar posse e colocar marcos em todo o território até a linha demarcada'. A frota zarpou do porto de Lisboa em 3 de dezembro de 1530, chegando à baía de Todos os Santos, depois de desmembrada de uma parte que se dirigiu para o norte, em 13 de março de 1531. No dia 17 deste último mês, Martim Afonso de Souza reiniciou sua viagem para o sul. Passados dias, após contornar o Cabo Frio, fundeou no 'Costão', em frente ao antigo 'Morro do Sambaqui', hoje conhecido pelo nome de 'Morro do Canto', situado próximo à 'Barra Nova'. Nesse local, encontrou Martim Afonso de Souza regular número de índios da tribo dos Tamoios, obedientes à chefia de um índio denominado 'Sapuguaçu'. Habitavam os índios em choças construídas em troncos de árvores e cobertas com palhas de tábua ou pita. Suas embarcações, feitas de um só tronco, eram ligeiríssimas, causando pasmo aos devassadores, a rapidez e perícia com que eram dirigidas. Abastecidos os seus navios, de água, lenha e frutos nativos, prosseguiu Martim Afonso de Souza sua viagem, abandonando as plagas de 'Socó-Rema', denominação dada pelos indígenas, segundo reza a tradição, à zona lacustre, em virtude da existência nela observada de numerosos bandos de aves pernaltas, conhecidas pelo nome de socós. Quatro anos após essa visita, o rei D. João III, buscando uma solução menos dispendiosa para o problema de colonização do Brasil, resolveu dividi-lo em Capitanias Hereditárias. Foi devido à concretização desse desejo real que as terras do atual município de Saquarema, no ano de 1534, passaram a pertencer a Martim Afonso de Souza, por se encontrar dentro dos limites fixados para a Capitania de São Vicente, a ele doada nesse ano.

Saquarema (RJ). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 22. p. 428-432. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_22.pdf. Acesso em: jan. 2016.