História da cidade de Tupãssi

Brasão da cidade de TupãssiNesta página, você tupãssiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A origem do município de Tupãssi remonta ao final da década de 1940 e início da década de 1950, quando chegaram na região os primeiros colonizadores vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e também com variadas etnias, como italianos, alemães e portugueses, dando início aos futuros povoados. Quando chegaram os pioneiros, o local da sede atual do município chamava-se Gleba Quatro Lambari, mas também era conhecido por Memória, Gleba Quatro e Colônia Pindorama e pertencia ao município de Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte do município de Toledo e, em 1966, do município de Assis Chateaubriand. O nome é originário da Fazenda Tupãssi de propriedade da Colonizadora Norte do Paraná, situada no Mato Grosso. É de origem tupi e significa ?mãe do deus raio?.

Tupãssi (PR). Prefeitura. Disponível em: http://www.tupassi.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0&id=1624. Acesso em: jun. 2017.