História da cidade de Pitangueiras

Brasão da cidade de PitangueirasNesta página, você pitangueirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1942, Antônio Rodrigues Paes doou um alqueire de suas terras em Rolândia para que se constituísse o chamado patrimônio de Santo Antônio, administrado pela Igreja Católica. No ano seguinte, inaugurou-se a igreja matriz de Santo Antônio com uma missa rezada pelo padre Bernardo Merckel. Dentro do Patrimônio de Santo Antônio, começou a crescer uma povoação, inicialmente formada por um pequeno comércio, bar, farmácia e casas de cerealistas. A região onde estava o Patrimônio de Santo Antônio foi elevada a distrito administrativo de Rolândia em 1954 com o nome de Pitangueiras, em referência ao rio Pitangueiras. Os moradores mais antigos afirmam que o nome deve-se à grande quantidade de pitangueiras que havia na região. Em 1960, a região passou a constituir um Distrito Judiciário com a instalação de um Cartório Distrital. O processo de emancipação política foi estimulado pelo pároco local, padre Cózimo Damiani. Os recursos da própria comunidade foram utilizados na construção de casas populares em terrenos doados, o que causou o rápido crescimento populacional do então distrito.

Pitangueiras (PR). Prefeitura. [200?].