História da cidade de Pérola d'Oeste

Brasão da cidade de Pérola d'OesteNesta página, você pérolatense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Localiza entre três colinas, Pérola D?Oeste é uma cidade aprazível, cujas ruas e moradias são, na sua maioria, ajardinadas com flores, arbusto e árvores, que dão ao município um aspecto primaveril. Possui clima temperado, agradável no verão e isentos dos rigores do inverno, por estar a 400m de altitude. Sua população é caracterizada pela hospitalidade, sendo muito ordeira, unida e pacífica. Como todos os municípios da região sudoeste, Pérola D? Oeste recebeu grande aporte de colonizadores gaúchos e catarinense, que contribuíram, com seus esforços, para o progresso e o desenvolvimento do município. Historicamente ninguém poderá comprovar ao certo a origem de seu nome, mas os desbravadores contam a seguinte lenda: ?há muito tempo, um missionário, ao parar no pequeno povoado, conhecedor da fertilidade do solo e da riqueza em madeira, considerando a sua localização entre colinas, em forma de concha, teria dito: ? isto é realmente uma pérola?. Desde aquela época passaria a se denominar Pérola D? Oeste, por situar-se a oeste da região sul do país. O povoado quando nem distrito era, foi palco de lutas sangrentas pelas posses das terras, a partir de 1955, quando muitas famílias já estavam instaladas e trabalhando nestas terras. Em 1957 a luta dos colonos pelo que já era seu, de direito, culminou com a famosa ?revoltas dos colonos?, onde muitos deles foram mortos pelos jagunços da companhia CITLA, que à força queria regularizar as terras, querendo vendê-las aos que nela já estavam trabalhando.

Prefeitura Municipal. 2009.