História da cidade de Paulo Frontin

Brasão da cidade de Paulo FrontinNesta página, você frontinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Paulo Frontin Paraná ? PR Histórico Em 1900, chegaram à Colônia Rio Claro, Município de Mallet, 825 famílias de imigrantes poloneses, ucranianos e russos. A partir daí, a região recebeu notável impulso no seu povoamento e colonização devido ao surgimento de diversos outros núcleos coloniais, entre os quais o de Vera Guarani, que constitui, hoje, o Município de Paulo Frontin. Essa colônia, inicialmente, recebeu a denominação de ?Núcleo federal Vera Guarani? e foi fundada pelo Governo Federal, a 20 de janeiro de 1902, com sede no lugar que posteriormente receberia a denominação da futura Estação Ferroviária de Paulo Frontin, para onde foram encaminhados numerosos imigrantes ucranianos e poloneses. Com a inauguração, a 20 de abril de 1904, do trecho da Estrada de Ferro ligando Dorizon a Paulo Frontin, sob a responsabilidade da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, a Colônia recebeu grande impulso. O nome dado à estação ferroviária foi uma homenagem ao ilustre engenheiro brasileiro, construtor de estradas de ferro, Paulo Frontin. Desde então, a sede do ?Núcleo Colonial de Vera Guarani? passou a denominar-se Paulo Frontin. O Distrito Judiciário de Paulo de Frontin foi criado pela Lei Estadual nº 2040, de 26 de março de 1921, em Mallet, e, em 1951, foi elevado a município autônomo. Gentílico: frontinense ou paulense. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Paulo de Frontin (ex-Colônia Vera Guarani), pela lei estadual n.º 2040, de 26-03-1921, subordinado ao município de mallet. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito permanece no município de Mallet. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito permanece no município de Mallet mais está grafado Paulo Frontin. Elevado à categoria de município com a denominação de Paulo Frontin, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Mallet. Sede no antigo distrito de Paulo Frontin. Constituído de 2 distritos: Paulo Frontin e Vera Guarani. Instalado em 14-12-1952. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Paulo Frontin e Vera Guarani. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

IBGE