História da cidade de Nossa Senhora das Graças

Brasão da cidade de Nossa Senhora das GraçasNesta página, você gracense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Origem Histórica. A colonização do município vem de 1948 e registram-se como pioneiras as famílias de Atílio Codatto, Arthur Veronese, Joaquim Gonçalves da Silva, José Alencar, conhecido por 'cearense' e outros. Em 27 de janeiro de 1951, pela Lei Estadual n.º 613, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com denominação de Nossa Senhora das Graças. O nome é referência à padroeira do município, Nossa Senhora das Graças. Nossa Senhora é título que os católicos dão à Virgem Maria, criado por São Bernardo. A partir desta data a localidade cresceu. Formou-se então uma comissão especial que visava à emancipação do distrito, e dentre os principais líderes destacavam-se José Vieira Dias, Antônio Jorge de Souza, Joaquim Gonçalves da Silva, Rotílio Antônio Ribas Ferreira, Olinto Pereira Mendes e Mário Codatto. Pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, foi criado o município de Nossa Senhora das Graças, com território desmembrado dos municípios de Colorado e Guaraci. A instalação ocorreu a 1º de dezembro de 1960, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Rutílio Antônio Ribas Ferreira.

Secretaria de Estado da Cultura - Paraná da Gente