História da cidade de Matelândia

Brasão da cidade de MatelândiaNesta página, você matelandiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os pioneiros de Matelândia procederam de diversas cidades do Rio Grande do Sul, de onde partiram com a expectativa de explorar novas terras e melhorar suas vidas. Assim, Miguel Emidio Matte, proprietário desde 1930 da Gleba Iguaçu (mais tarde vendida à Companhia Pinho e Terras Ltda), local onde se situariam posteriormente Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu, tentou iniciar a colonização, recrutando homens dispostos a executar esta tarefa. Por indicação de Antonio Boff, cooperativista e homem de muita visão, residente em Caxias do Sul — RS, foi escolhido para a tarefa Benjamin Luiz Biazus, de Flores da Cunha - RS. Em 11 de junho de 1950, Benjamin Luiz Biazus e mais as famílias de Francisco Donadel, Antônio Menoncim, Avelino Molon e Gentil Picolli, chegaram à região que hoje compreende o município de Matelândia. Em seguida, vieram Dal Pozzo, Harteman e outros. O corretor Adolfo Berlanda foi a pessoa que mais vendeu terras em Matelândia, sendo responsável pela vinda e fixação de centenas de pessoas. Posteriormente, a Companhia Pinho e Terras Ltda, que ficou com a Gleba da família Matte, organizou a Colonizadora Matelândia Ltda, sendo que o nome ″Matelândia″ originou-se de Miguel Emidio Matte. Pela Lei n.º 99, de 21 de julho de 1952, foi criado o distrito. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, foi criado o município de Matelândia, com território desmembrado de Foz do Iguaçu. A instalação ocorreu a 28 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito o sr. Ervin Hass.

Prefeitura Municipal de Matelândia