História da cidade de Marquinho

Brasão da cidade de MarquinhoNesta página, você marquinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Marquinho Paraná - PR Histórico Tudo começou com a demarcação das terras pelo índio Francisco Tororó, que fincou o primeiro marco entre o cemitério e o Rio Bonito, criando a localidade de Marquinho, hoje pouco descentralizada da primeira demarcação em função do desenvolvimento. A colonização iniciou-se em torno de 1899, na região hoje conhecida por 'Marquinho Velho', sendo os primeiros povoadores os membros da família Ribeiro: José (José Grande), Elias, João, Hipólito, Antônio, Joaquim e Pedro. As missas eram rezadas na casa de Pedro Ribeiro pelo padre Gino, de Virmond. Em 1942 foi fundada a atual sede de Marquinho, sendo primeiros moradores Henrique Gonsiorkiewicz, Otávio e Leopoldo Folda, Napoleão Lopes Padilha e Adão Wachak. No ano seguinte verificou-se enorme fluxo de migrantes. Em 1954, foi fundado o primeiro cartório, sendo titular Valdemar Farago. A primeira professora foi Júlia Kuika Folda e Irma Varella, a segunda. Gentílico: Formação Administrativa Em 1955 foi criado o Distrito de Marquinho. O município foi criado através da Lei Estadual nº 10.834, de 22 de junho de 1994, na sede do antigo distrito de Marquinho, com território desmembrado do Município de Cantagalo. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.