História da cidade de Ivaí

Brasão da cidade de IvaíNesta página, você ivaiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta de 1850, começaram a se estabelecer no território onde hoje se localiza Ivaí, os primeiros imigrantes europeus, principalmente poloneses, alemães e holandeses. Estes fundaram as colônias de Taió, Ivaí e Bom Jardim que formavam o povoado de Ipiranga. Em 7 de dezembro de 1894 Ipiranga foi elevada á Vila com área desmembrada do município de Ponta Grossa. Pelo decreto-lei estadual número 199, de 30 de dezembro de 1943 o distrito de Bom Jardim passa a se chamar BituMirim. Pela lei estadual número 4382 de 10 de junho de 1961, desmembra do município de Ipiranga o distrito de Ivaí. Elevado a categoria de município. Pela lei estadual número 5295, de 21 de março de 1966, transfere o distrito de Bitumirim do município de Ipiranga para o município de Ivaí. Pela lei estadual número 5301, de 22 de abril de 1966, o distrito de Bitumirim passou a denominar-se Bom Jardim do Sul. A economia de Ivaí atualmente baseia-se no setor primário com destaque para a agropecuária. A extração da erva-mate é uma atividade significativa, representando uma das importantes fontes de renda de Ivaí.

PARANACIDADE