História da cidade de Itaúna do Sul

Brasão da cidade de Itaúna do SulNesta página, você itaunense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Itaúna do Sul Paraná - PR Histórico A fundação de Itaúna do Sul foi obra da imobiliária Ferreira e toledo Piza Ltda, da cidade de Tupã , estado de São Paulo. A fertilidade do solo, a subdivisão de terras em pequenos lotes para a formação do patrimônio, que recebeu a denominação de Itaúna. Os primeiros moradores do povoado, entre outros, foram José Xavier Chagas, Pedro Martins Plaza, Júlio Ramos e Silva, Sebastião Soares de Lima, Tsuneji Takahashi e André Romão. Em 1958, o povoado foi elevado à categoria de distrito administrativo, pertencente ao município de Nova Londrina, e, em 1961, alcançou sua autonomia política - administrativa, com a denominação de Itaúna do Sul. ″Itaúna″, de origem tupi - guarani, significa: ″pedra dura″. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Itaúna do Sul, pela lei estadual nº 3554, de 07-02-1958, subordinado ao município de Nova Londrina. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Itaúna do Sul, figura no município de Nova Londrina. Elevado à categoria de município com a denominação de Itaúna do Sul, pela lei estadual nº 4338, de 25-01-1961, desmembrado de Nova Londrina. Sede no atual distrito de Itaúna do Sul (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 25-05-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.