História da cidade de Ibaiti

Brasão da cidade de IbaitiNesta página, você ibaitiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoamento da região onde hoje se localiza o município de Ibaiti, na bacia do Paranapanema, foi iniciado pelo Coronel Luiz Ferreira de Melo, que doou 75 alqueires para formação de um povoado, o Patrimônio do Café, elevado à categoria de distrito policial, pelo Decreto n.º 651, de 01/08/1909. Em 1916, iniciava-se efetivamente um povoado formado por ranchos, onde residiam os pioneiros atraídos pela promessa de exploração carbonífera. A tarefa não era fácil, uma vez que o transporte de carvão era realizado por carros de boi desde Barra Bonita até a estação de Calógeras. Barra Bonita era um povoado criado por Teófilo Marques da Silveira, Fritz Hebertreit, Alexandre Marques Leal e Ananias Costa. O Decreto Estadual nº 2.465, de 02 de abril de 1927, determinou que a sede distrital do Patrimônio do Café fosse transferida para Barra Bonita. Começava aí a decadência do Patrimônio do Café. O nome do município é de origem indígena e significa: água da pedra.

Ibaiti (PR). Prefeitura. Disponível em: http://www.ibaiti.pr.gov.br/Historia/. Acesso em: jun. 2017.