História da cidade de Cafezal do Sul

Brasão da cidade de Cafezal do SulNesta página, você cafezalense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Cafezal do Sul - PR A colonização da região iniciou-se 1952. pela colonizadora Cafezal que adquiriu 18.000 alqueires do Estado do Paraná para fins de ocupação da área. O desbravamento inciou-se com a vinda de várias pessoas , principalmente de origem nordestina, no qual se destacam os senhores Cipriano José da Silva ( 1952 ), José Felix Santana ( 1952 ), Sr. Custódio conhecido como Zé Canção ( paraibano ) e João Barbosa que também era empreiteiro da colonizadora Cafezal na construção de estrada e na derrubada das matas. A chegada dos desbravadores nordestinos vindos, principalmente, do estado de São Paulo, onde o trabalho estava escasso, era de ônibus até Umuarama e a pé, animal ou jipe até Cafezal. Os trabalhos da companhia Melhoramento Norte do Paraná abrangiam até Umuarama: Cafezal era colonizada pela Colonizadora Cafezal, daí a dificuldade de acesso para aqueles que vinham pelo norte do estado depois de desembarcar em Umuarama. A primeira casa de madeira, construída na área urba foi de propriedade do Sr. Manoel Ribeiro Coutinho, em 1953. A primeira escola construída pela própria colonizadora ( 1955 ) e denominava-se grupo escolar Rui Barbosa, tendo como professoras as senhoras: Maria Siloto Canova e Maria Krominski. A origem do nome Cafezal deu-se em função do própio nome nome da colonizadora que desbravou a região e foi dada pela mesma. Aos nascidos em Cafezal do Sul chamamos de Cafezalense do Sul ou Cafezalense. Gentílico: cafezalense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Cafezal, pela lei municipal nº 32, de 28-09-1967, subordinado ao município de Iporã. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Cafezal permanece no município de Iporã. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Cafezal do Sul, pela lei estadual nº 9345, de 20-07-1990. desmembrado de Iporã. Sede no atual distrito de Cafezal do Sul ex-Cafezal. Constituído de 3 distritos: Cafezal do Sul, Guaiporã e Jangada. Todos desmembrados de Iporã. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: Cafezal do Sul Guaiporã e Jangada. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. Alteração toponímica distrital Cafezal para Cafezal do Sul alterado, pela lei estadual nº 9345, de 20-07-1990.

IBGE