História da cidade de Borrazópolis

Brasão da cidade de BorrazópolisNesta página, você borrazopolitano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história do município de Borrazópolis, está intimamente ligada à Colonizadora Rio Bom de propriedade do banco do Rio Grande do Sul S/A que, como detentora de uma gleba de terras, situada no Vale do Rio Ivaí, própria para a cultura do café, deu início, em 1948, à organização de um Patrimônio, derrubando a floresta, abrindo estradas, medindo e demarcando datas e promovendo a vinda dos interessados na compra de terras na localidade. Estava, assim, criado um povoado cuja primitiva denominação era ?Catugi? e que, dado ao seu vertiginoso progresso, em apenas cinco anos, ou seja, de 1948 a 1953, passou de um simples Patrimônio localizado no interior do município de Apucarana, a município autônomo, possuindo a sua sede os foros de cidade. O topônimo é em homenagem a Francisco José Borraz, Superintendente Geral do Banco do Rio Grande do Sul S/A, e que foi um dos fundadores e impulsionadores do seu progresso.

Borrazópolis (PR). Prefeitura. [200?].