História da cidade de Arapoti

Brasão da cidade de ArapotiNesta página, você arapotiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

ARAPOTI Etimologia. Arapoti De origem tupi ?ara?... dia, tempo, época + ?poti (potyra)?... flor, florido: o dia das flores, tempo de flores. Arapoti foi cacique de uma tribo tupi catequizada pelos jesuítas e que constituiu a redução de São Francisco Xavier, às margens do Rio Tibagi. Origem Histórica. As origens históricas de Arapoti estão ligadas às das fazendas Jaguariaíva e Capão Bonito. Estrategicamente localizado nos Campos Gerais seu chão foi perlustrado por aventureiros, sertanistas e tropeiros desde o início do século XVII. A colonização e a formação do sítio urbano ganharam consistência a partir de 1910, quando a Southern Brazil Lumber & Colonization instalou-se na região a fim de montagem de uma fábrica de papel. Este fato permitiu o estabelecimento de inúmeras famílias e pessoas que ajudaram a compor a história do lugar, dentre os quais Saladino de Castro, Arcênio de Latre e Antônio Salvador, que transportavam madeira em carroções. A fábrica de papel transformou-se na imponente Impacel, empresa que muito contribui com a economia paranaense. A Lei Municipal n.º 02, de 8 de outubro de 1908, criou o Distrito Judiciário de Cerrado, primeiro nome do lugar. Em 1912, iniciou-se a construção da estrada de ferro cortando a Fazenda Capão Bonito, fato que atraiu muita gente à região. Estabeleceram-se as famílias Alvares, Dias, Trigo, Pena, Esteves, Barros, Biscaia, Tzaskos, Zelazowski, Michalowski, Vendrechoski e outras. O primeiro armazém foi de Telêmaco Carneiro, em 1925. Em 1927, foi construída a primeira igreja, o primeiro hotel pertenceu ao Nhô Turico, a primeira padaria era de Crespo Cristóvão, o primeiro delegado foi Nhô Amandio. No ano de 1913, foi inaugurada a estação ferroviária denominada Cachoeirinha. O Decreto-Lei n.º 2.556, de 18 de dezembro de 1933, alterou a denominação de Cerrado para Cachoeirinha. Em 7 de março de 1934, Cachoeirinha passa a ser Distrito Administrativo de Jaguariaíva. O Decreto-Lei Estadual n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, alterou a denominação de Cachoeirinha para Arapoti. O município de Arapoti foi criado através da Lei Estadual n.º 253, de 26 de novembro de 1954, com território desmembrado de Jaguariaíva, e instalado em 18 de dezembro de 1955. As terras onde se localiza a sede do município de Arapoti pertenciam à fazenda Jaguariaíva, dadas em sesmaria aos familiares de Francisco Rodrigues Penteado nas primeiras décadas do século XVIII. A parte mais ocidental do atual município pertencia à fazenda Boa Vista, desmembrada da Fazenda Caxambu, de Francisco Xavier da Silva.)

Prefeitura Municipal de arapoti - IBGE