Logotipo Prefeitura Prefeituras

Tudo que você precisa saber da prefeitura da sua cidade está aqui

Você está aqui:

Como pegar a segunda via do IPTU na cidade de Arapongas?

Brasão da cidade de ArapongasO Imposto anual cobrado aos cidadãos araponguense é enviado geralmente para as residências pelo correio ou a própria prefeitura entrega. Caso você não tenha recebido ou perdido. Vamos te ajudar a resolver este problema.

Hoje nós vamos falar sobre o Imposto Predial de Território Urbano que faz parte da vida de todos aqueles que possuem uma casa, ou qualquer outro tipo de prédio registrados em seu nome.

O pagamento do IPTU é feito anualmente, e pode ser a vista em parcel única, onde é geralmente dado um desconto ou dividido em até 10 parcelas.

No entanto, é comum acontecer das pessoas perderem o carnê ou acontecer alguma danificação impedindo de ser pago através dos boletos mensais.

Por isso, hoje nós vamos mostrar em detalhes como é feita a emissão da 2ª Via do IPTU. Se você deseja saber continue a leitura deste artigo que preparamos.

Como Fazer a Emissão da 2ª Via do IPTU do município

Atualmente é muito simples solicitar a emissão da 2ª via do IPTU em Arapongas. Ainda mais se tratando de uma época onde os serviços na internet são muito usados e cada dia que passa a população em geral tem mais acesso às informações. Independente do tamanho da cidade, grandes ou pequenas. O município de Arapongas possui atualmente 126.545 moradores segundo o IBGE.

O valor do IPTU varia de acordo com o município e a sua região. Arapongas por exemplo fica na região NORTE CENTRAL PARANAENSE e possui uma extensão territorial de 382.22 km² (quilômetros quadrados).

O tutorial abaixo segue um padrão básico das cidades que possuam aplicativo. Para lhe ajudar clique no link a seguir e veja se prefeitura de possui um app para emissão da segunda via do documento (veja aqui). Se não, volte nesta página para as próximas dicas.

Portanto, para você conseguir fazer a emissão de uma nova parcela do seu IPTU, basta seguir esse pequeno passo a passo que vamos mostrar.

Passo 1 — Faça a instalação do aplicativo da prefeitura de sua cidade:

Ele está disponível em aparelhos Androids e IOS Smartphones.

Após a instalação, faça um download com cadastro e senha pessoal.

Salve o aplicativo em sua tela principal.

Passo 2 — Com o aplicativo instalado em seu aparelho celular, acesse o MENU de opções e cliquem Emitir 2ª via do IPTU.

Passo 3 — De acordo com o que o aplicativo solicitar, informe seus dados pessoais detalhadamente, de maneira correta.

Nome completo do contribuinte.

CPF — Cadastro de Pessoas Físicas.

CNPJ -Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica para empresas ou estabelecimentos.

Número do RG — Registro Geral.

Número de cadastro do imóvel, também conhecido como SQL.

CNH. Carteira Nacional de Habilitação.

Em caso de emissão da prestação vencida é necessário informar o número da mesma.

Informar a senha de acesso da Web.

Passo 4 — Para que o sistema do aplicativo entenda sua proposta, informe detalhadamente o plano que você deseja usar no pagamento do imposto.

Boleto de parcela única com valor e data de vencimento especificado.

Carnê com as 10 parcelas de IPTU.

Parcelamento de dívidas e atraso do IPTU.

Passo 5 — Para você conseguir fazer a emissão com facilidade, informe corretamente seu endereço de E-mail ou Gmail válidos e atualizados.

Passo 6 — E depois de fazer a solicitação corretamente, confirme a autenticidade do documento e veja se está em nome da prefeitura da sua cidade.

Após a emissão da 2ª Via do IPTU em Arapongas - PR, basta confirmar a autenticidade de notificação do serviço no próprio site da prefeitura municipal de Fátima do Sul - MS

Como realizar o pagamento da 2ª VIA DO IPTU na prefeitura de Arapongas - PR

Com o boleto em mãos, você pode fazer o pagamento usando os serviços da própria internet.

1 - Acesse sua conta bancária através de um aplicativo vinculado ao banco onde você movimenta dinheiro.

2 - Ao fazer o acesso, clique no MENU de opções e escolha e vá para a opção "secretaria de fazenda".

3 - Com o celular em mãos, digite o código de barras corretamente, ou coloque-o em direção do leitor de códigos digital.

4 - O valor da parcela será debitado em detalhes e de acordo com o valor da parcela.

Você pode fazer esse tipo de emissão e pagamentos todos os meses, ou então solicitar uma parcela única somente daquele mês em que você não tem em mãos a parcela.

Você também pode se dirigir diretamente a secretaria de fazenda da prefeitura e pedir a segunda via ou um boleto único para realizar o pagamento.

Planos de Pagamento da 2ª Via do IPTU

Os cidadãos araponguense que possuem casas, residências ou quaisquer outros imóveis em seus nomes no município de Arapongas podem fazer negociações para que os impostos sempre sejam quitados e as parcelas em dia.

Veja a seguir como fazer as negociações:

1 - Opção de pagamento na parcela única com descontos que podem chegar a até 10% dependendo da cidade e dos planos que a prefeitura deixa a disposição da população.

2 - Os cidadão também podem fazer o pagamento da fatura que estiver em atraso, desde que seja negociado junto a prefeitura de sua cidade. No entanto, na fatura terá os cálculos de dívidas e juros com acréscimos.

3 - Pagamento através dos serviços na internet Banking, basta fazer o acesso ao site ou aplicativo onde houver um conta bancária e digitar corretamente os dígitos que compõem o código de barras. No mesmo instante o valor da parcela será debitado da sua conta bancária.

Quais as Consequências da Inadimplência do IPTU

Pode parecer algo simples, mas o não pagamento do IPTU - Imposto Predial de Território Urbano pode trazer sérias consequências ao inadimplente.

Um dos problemas é uma dívida ativa que pode acarretar perda do imóvel através do leilão, quando o valor venal do imóvel ser atingido.

Isso não acontece somente em Arapongas no estado do Paraná, mas em todo o Brasil.

Portanto, se o seu imóvel se encontra com atraso de pagamento da 2ª Via do IPTU, o ideal é procurar a prefeitura municipal e renegociar o valor total da dívida.

Em muitas cidades, existe um período do ano acontece o parcelamento da dívida ativa com descontos de até 90% dependendo da campanha da prefeitura.

Uma das vantagens que o cidadão pode obter na negociação é um desconto super favorável. Geralmente nos finais de ano acontecem as negociações de dívidas ativas e aqueles que tem impostos atrasados podem parcelar.

A partir do momento em que a dívida for negociada e após o pagamento da primeira parcela a dívida já é cancelada e as demais prestações devem ser pagas rigorosamente em dia.

Nossa recomendação é que você acesse o site da prefeitura ou ligue diretamente para resolver as pendências ou tirar suas dúvidas com maior exatidão.

Prefeitura de Arapongas - PR

Endereço da prefeitura para emissão da segunda via do IPTU (utilize o mapa para saber como chegar):

R. das Garças, 750 - Centro, Arapongas - PR, 86700-285

Site: arapongas.pr.gov.br

Telefone: (43) 3902-1000

Prefeituras.info - Todos os direitos reservados 2023