História da cidade de Antônio Olinto

Brasão da cidade de Antônio OlintoNesta página, você antoniolintense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O processo de povoamento de Antonio Olinto começou através do Serviço de Colonização do Estado do Paraná. No ano de 1895, o diretor Cândido Ferreira Abreu dividiu uma extensa área em 400 lotes de 10 alqueires e destinou-os aos imigrantes eslavos, poloneses e ucranianos. Os pioneiros da região foram 18 famílias polonesas e, em seguida, começaram a chegar às primeiras famílias de ucranianos. Colônia conhecida primeiramente como Pequena, logo a localidade já contava com mais de 370 famílias ucranianas e 84 polonesas. Com esse crescimento, em 1902, recebeu a implantação de um distrito policial e a denominação de Antônio Olinto, visando homenagear o Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, responsável pela colonização ucraniana no Brasil, Dr. Antônio Olinto dos Santos Pires. No ano de 1938, o Distrito teve, por alguns meses, seu nome alterado para Divisa, o que não foi aceito pela sua população e, dessa forma, a denominação original foi retomada.

Antônio Olinto (PR). Prefeitura. 2013. Disponível em: http://antonioolinto.pr.gov.br. Acesso em: jun. 2013.