História da cidade de Altônia

Brasão da cidade de AltôniaNesta página, você altoniano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoado onde hoje se localiza o Município de Altônia, teve seu início em 1953 por iniciativa da Companhia Byington de Colonização Ltda., responsável pelo grande desenvolvimento da região. O povo mineiro e nordestino foram os primeiros a chegar ao povoado comandado por Alberto Byington Júnior, sócio da empresa colonizadora. A determinação dos pioneiros e qualidade do solo foi fator preponderante para o sucesso da empreitada, que previa a venda de lotes rurais de até 10 alqueires de terras a cada família. O nome de Altônia surgiu em homenagem a Alberto Byington Junior, um dos sócios diretores da Companhia Colonizadora, e que deriva do seu endereço telegráfico, que era formado com a primeira sílaba 'AL' de Alberto e a última 'TON' de Byington. Daí, Altônia.

Altônia (PR). Prefeitura. 2013. Disponível em: http://www.altonia.pr.gov.br. Acesso em: out. 2013.