História da cidade de Abatiá

Brasão da cidade de AbatiáNesta página, você abatiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1927, um grupo de pioneiros, formado por Antônio Maria, João Carvalho, Cândido Coelho, José Vicente Ramalheiro e Manoel José Pereira e suas famílias, estabeleceu-se numa área habitada pelos índios Caingangues, nas margens do Rio Laranjinhas, criando um patrimônio que deu origem ao atual município de Abatiá. A possibilidade de cultivar café na região atraiu tais famílias nas décadas de 1920, 1930 e 1940. Nos primeiros tempos, a localidade era conhecida pela denominação de Lageado, passando, mais tarde, a denominar-se Carvalhópolis, em homenagem a João Carvalho, um de seus fundadores. Abatiá, nome de origem tupi-guarani significa: Aba = cabelo + tiá = franco, forma com que os indígenas denominavam o cabelo da espiga de milho.

Abatiá (PR). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://abatia.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0&id=1548. Acesso em: maio de 2017.