História da cidade de Vertente do Lério

Brasão da cidade de Vertente do LérioNesta página, você vertentense do lério ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Vertente do Lério Pernambuco - PE Histórico Contam ao mais velhos que o local sempre foi castigado por anos e anos de seca, e uma Vertente de água salobra era a salvação para muitas pessoas que moravam nas proximidades e até alguns quilômetros e distância da cacimba. Um homem chamado Lério resolveu construir, a sua casa junto ao local da água onde conservavam a vertente sempre limpa minando o precioso liquido para quem viesse buscá-lo. Um certo dia caravana de ciganos que passava por ali, pediu pousada e o Sr. Lérico prontamente cedeu o local, onde descansaram, deram água aos animais e partiram, deixando uma jovem cigana apaixonada por Lério que também correspondeu ao seu amor. Casaram-se e fizeram o local o seu lar, construíram uma casinha a sombra da gameleira e junto a vertente de água sempre limpa a espera de alguém para saciar a sede. Por volta de década de 1880, uma grande seca, assolou a região e pessoas que moravam a vários quilômetros de distância da ?Vertente do Lério?, vinham a ela abastecer-se. E quando se encontravam diziam uns aos outros: -De onde vem essa água? -Da Vertente do Lério. E assim, à sombra frondosa da gameleira, embalado pelo amor de uma cigana nasce o município de Vertente do Lério. Gentílico: vertentense do lério Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Vertentes do Lério, ex-povoado, pela lei municipal nº 17, de 22-05-1953, subordinado ao município de Surubim. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Vertente do Lério permanece no município de Surubim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Vertentes do Lério, pela lei estadual nº 10622, de 01-10-1991, desmembrado de Surubim. Sede no antigo distrito de Vertente do Lério. Constituído do distrito sede em 01-01-1993. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE