História da cidade de Camocim de São Félix

Brasão da cidade de Camocim de São FélixNesta página, você camociense ou camocinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em meados de 1890, próximo a Serra da Palmeira, um local oferecia aos tropeiros que se deslocavam de Bezerros em direção a Bonito, um pouso necessário antes de seguir viagem. Ainda com predominância da mata, a região começou a ser desbravada, chamando atenção pelo solo e regime de chuvas, que favoreciam o cultivo do café e cana-de-açúcar. Do pouso às pequenas casas, arruados iam surgindo, pela extensão que hoje é a Avenida Siqueira Campos, Rua João Pessoa, Clementino Semente. A religiosidade marcava o povo e, para confirmar a fé, em 1895 foi iniciada a construção de uma capela em honra a São Félix de Cantalice, onde atualmente se encontra a Matriz de São Félix. Segundo Mário Melo (1931) e Daury da Silveira (1982), Camocim provém de camucim, do tupi kamu?si: pote, vaso, urna funerária.

Camocim de São Félix (PA). Prefeitura. Disponível em: http://camocimdesaofelix.pe.gov.br/historia/. Acesso em: ago. 2017.