História da cidade de Monte Horebe

Brasão da cidade de Monte HorebeNesta página, você horebense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Monte Horebe Paraíba - PB Histórico Monte Horebe teve sua origem no ano de 1925. O sr. Joaquim de Sousa, proprietário do sítio ?Açude Novo?, doou uma pequena área de terras para ser construída uma Capela dedicada a São Francisco. Neste mesmo ano começou a ser realizada um feira livre que cresceu e teve apenas um ano de existência. Em 1926, passou na localidade o bando de Virgolino ?O LAMPIÃO?, que fez afugentar os feirantes. Somente depois de seis anos (1932) quando já existiam outras casas construídas, a feira voltou a ser reativada. Os primeiros comerciantes deste lugarejo foram Cesário Pereira de Sousa e José Tavares de Lima. Em 1935 a Capela foi demolida e construíram uma Igreja Matriz que teve a orientação de Venâncio Dias do Nascimento e sua conclusão foi no ano de 1940. Gentílico: horebense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Monte Horebe, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 1511-1938, subordinado ao município de Bonito. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o município de Bonito passou a denominar-se Bonito Santa Fé. Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Monte Horebe, figura no município de Bonito de Santa Fé. Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Horebe, pela lei estadual nº 2608, de 05-12-1961, desmembrado de Bonito de Santa Fé. Sede no antigo distrito de Monte Herege. Instalado em 28-12-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE