História da cidade de Portel

Brasão da cidade de PortelNesta página, você portelense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

No local onde está localizado o município de Portel, existia primitivamente uma aldeia de índios que, em 1653, foi reorganizada pelo padre Antonio Vieira, ao introduzir os índios Nheengaíbas, trazidos da ilha de Marajó, ficando sob a direção dos padres da Companhia de Jesus, com a denominação de Aricuru (ou Arucurá), até a expulsão dos jesuítas, época em que já era freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Luz. Em 1758, o governador e capitão-geral Francisco Xavier de Mendonça Furtado elevou-a à categoria de vila, mudou-lhe o nome para Portel, denominação portuguesa que significa ?Porto Pequeno?, e instalou pessoalmente o município, em 24 de janeiro do mesmo ano.

Portel (PA). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.portel.pa.gov.br/116/DadosMunicipais/. Acesso em: ago. 2015.