História da cidade de Ipixuna do Pará

Brasão da cidade de Ipixuna do ParáNesta página, você ipixunense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1958 chegou à região o pioneiro Manoel do Carmo, que, juntamente com sua família, utilizou a via fluvial. O primeiro passo foi construir uma morada e, em seguida o roçado. No seu rastro vieram Irineu Farias, Antonio Cipriano e Manoel Henrique. Na esteira do pioneirismo surgiu a primeira casa de comércio, em 1960, de Vicente Fortunato. Em seguida, Raimundo Maracanã abriu outro comércio às margens do Rio Ipixuna, sendo da mesma época a instalação de um posto de gasolina, no antigo trecho da Belém-Brasília. Preocupada com a orientação espiritual, a comunidade reuniu os fiéis e juntos construíram uma igreja, na qual foi entronizada a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A torre do templo religioso fazia frente para a antiga rodovia e tinha o formato de um dedo que, reza a lenda, era o dedo de Deus conclamando os fiéis para a reza. A localidade era conhecida por KM 108. Mais tarde, em função do rio, passou a denominar-se de Ipixuna.

Ipixuna do Pará (PA). Prefeitura. 2009. Ofício encaminhado ao IBGE contendo o histórico do município.