História da cidade de Nova Bandeirantes

Brasão da cidade de Nova BandeirantesNesta página, você nova bandeirantense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nova Bandeirantes Mato Grosso - MT Histórico A colonização de Nova Bandeirantes deu-se a partir da década de oitenta. Ocasião em que foram feitos os primeiros levantamentos topográficos a mando da Colonizadora Bandeirantes, que iniciou a abertura da MT-208, em trecho compreendido entre a localidade de Trivelato e a futura cidade de Nova Bandeirantes. A Colonizadora Bandeirantes surgiu de uma iniciativa de empresários paranaenses. O dono da companhia, Daniel Meneghel, além de colonizador é diretor da Usina Bandeirantes, na cidade de Bandeirantes, norte do Paraná. Seguindo a vocação de desbravador de novas fronteiras, Daniel Meneghel implantou e desenvolveu na região o Projeto de Colonização Nova Bandeirantes. Meneghel mandou fazer, às suas expensas, estradas e pontes, além de outras providências necessárias à consolidação do projeto. A denominação Nova Bandeirantes foi homenagem à cidade de Bandeirantes, especialmente pela origem do fundador do lugar - Daniel Meneghel - que apesar de ser paulista de nascimento, tem suas raízes históricas e familiares fincadas naquela cidade do Paraná. Registra-se o nome de Walter de Oliveira, nascido em Bandeirantes, no Paraná, como um batalhador incansável para o sucesso do empreendimento colonizador ainda em sua fase embrionária, tendo acompanhado, inclusive, ao longo dos tempos o desenrolar dos fatos históricos, que fazem de Nova Bandeirantes um dos municípios em destaque no Estado de Mato Grosso. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Nova Bandeirantes, pela lei estadual nº 4983, de 30-04-1986, subordinado ao município de Alta Floresta. Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Nova Bandeirantes figura no município de Alta Floresta. Elevado à categoria de município com denominação de Nova Bandeirantes, pela lei estadual nº 5903, de 20-12-1991, desmembrado do município de Alta Floresta. Sede no atual distrito de Nova Bandeirantes (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Confederação Nacional de Municípios