História da cidade de Itiquira

Brasão da cidade de ItiquiraNesta página, você itiquirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Itiquira Mato Grosso - MT Histórico Muitos fatos históricos se relacionam ao rio Itiquira, que dá nome ao município. Pelo local onde está a sede municipal passou, em expedição exploradora do rio Garças, o sertanista Antonio Cândido de Carvalho, ainda em 1894. Em 1932, teve início na região, que hoje compreende o sítio urbano de Itiquira, a exploração econômica do diamante, com uma corrutela garimpeira de ruas tortuosas e vida agitada. Os garimpeiros exploraram de forma intensa Goiabeira e Cavouqueiro. Quando descobriram diamantes no Vale do Ribeirão das Velhas, um lugar de muita riqueza. Um surto de malária, de caráter maligno e epidêmico, dizimou a população garimpeira de Itiquira. O povoado firmou-se e passou a ser conhecido por Vila do Itiquira. E, em 1937, uma lei estadual reservou área de 3.600 hectares para instalação oficial do patrimônio. Era o começo da vida organizada na Vila do Itiquira. Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas 31-XII-1936 e de 31-XII-1937, figura no município de Santa Rita do Araguaia o distrito de Itiquira. Pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938, o município de Santa Rita do Araguaia passou a ter a denominação Lajeado (mudança de sede). Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o distrito de Itiquira foi transferido do município de Lajeado para Alto Araguaia. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Itiquira figura no município de Alto Araguaia. Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948. Elevado à categoria de município com a denominação de Itiquira, pela lei estadual nº 654, de 10-12-1953, desmembrado do município de Alto Araguaia. Sede no antigo distrito de Itiquira. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1954. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Confederação Nacional de Municípios