História da cidade de Canabrava do Norte

Brasão da cidade de Canabrava do NorteNesta página, você canabravense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Canabrava do Norte Mato Grosso - MT Histórico Os fundamentos históricos do município de Canabrava do Norte remontam ao início da década de cinquenta, quando os pioneiros desbravadores Elias Bento e Marinho, liderando uma leva de posseiros, a maioria goianos e maranhenses, fixaram-se na região. O ponto escolhido pelas famílias pioneiras situava-se no lugar onde mais tarde prosperaria o núcleo urbano de Canabrava do Norte. Ao chegarem, os colonizadores depararam-se com um tipo de vegetação nativa. Uma espécie de cana de grande espessura e que floresce nas margens dos córregos. É comumente chamada canabrava. A partir de então passaram a chamar a localidade de Patrimônio da Canabrava. O antigo povoado de Canabrava se manteve como um centro irradiador de posseiros para toda a região. A lei estadual nº 5.896, de 19 de dezembro de 1991, criou o município de Canabrava do Norte. Foi acrescentado o termo 'do Norte' para diferenciá-lo de município homônimo no Estado de Minas Gerais. Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Canabrava do Norte, pela lei estadual nº 5896, de 19-12-1991, desmembrado dos municípios de Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Luciara. Sede no atual distrito de Canabrava do Norte (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Confederação Nacional de Municípios